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Ed. Infantil - Pré Escolar
Ciclo I Educação Infantil Pré-Escolar 4 a 6 anos Na Educação Infantil daremos continuidade em todos os aspectos das áreas de desenvolvimento iniciadas na estimulação, com progressivas estratégias e complementando com outras disciplinas, de maneira contextualizada dentro de uma transposição didática. 1 - Linguagem oral e escrita Objetivo: Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as outras pessoas, elaborar e responder perguntas. a) Oralidade - Organização do pensamento. - Desenvolvimento da expressão verbal. - Expressão articulatória correta. - Interpretação de cenas, histórias. - Relatos de brincadeiras, jogos, filmes, experiências. -Reprodução oral de histórias, letras de músicas, experiências pessoais. - Informações. - Sintetizando histórias e fatos ouvidos. - Expressão corporal. - Expressão verbal e não-verbal. - Exercícios fonoarticulatórios. - Sons onomatopaicos. - Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos como contos, poemas, parlendas, trava-línguas. - manuseio de materiais impressos como livros, revistas, histórias em quadrinho, etc. - Brincadeiras e jogos cantados e rítmicos. - Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal. - Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor. - Participar de diálogos. - Trabalhar com palavras novas de: objetos de uso diário, animais, pessoas, utensílios de cozinha. b) Música Objetivo: Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo. - Interpretação de músicas e canções diversas. - Explorar, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos. - Participação em brincadeiras e jogos - Reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (grave ou agudo), duração (curto ou longo), intensidade (fracos ou fortes). - Participação de jogos ou brincadeiras que envolvam a dança e/ou improvisação musical. - Repertório de canções para desenvolver memória musical. - Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. - Desenvolver recursos técnicos para a confecção do instrumento. - Fazer música por meio da improvisação ou composição. - Informar sobre a origem e história do instrumento musical. c) Domínio da leitura - Identificação de rótulos, fotografias, legendas, logotipos e cartazes. - Utilização do desenho como forma de registro (passeios, atividades extra classe, filmes). - Identificação de vários tipos de letras. - Reconhecimento do seu nome. - Reprodução de letras oralmente. - Leitura do seu nome identificando-o nas diversas situações do cotidiano. d) Domínio da escrita - Escrita de seu nome. - Discriminação de sinais gráficos, letras, palavras. - Reprodução gráfica de letras, sílabas, palavras e frases. - Contextualização entre escrita, conceito e funcionalidade. 2 - Área - Matemática Objetivo Geral: Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano. a) Classificação: Seriação e numeração - Classificação e seriação de objetos por categorias (tamanho, cor, formas). - Relação entre quantidades (menos, mais, um nenhum, muito, pouco). - Associação do numeral à quantidade (juntar, repetir, grupo, separar, distribuir). - Seriação (contagem de 1 em 1, 2 em 2, etc). - Registro das quantidades (símbolos numéricos). - Leitura e escrita de números. - Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. - Utilizações de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas. - Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor. b) Medidas - Tempo. - Construção do calendário (dia, semana, mês). - Duração e sucessão: rápido, lento, marcação de estruturas rítmicas em diferentes tempos. - Seqüência temporal (logo, antes, durante, depois, agora, etc). - Divisão de tempo (manhã, tarde, dia e noite, hoje, ontem, amanhã). - Reconhecimento do relógio como medida do tempo - Experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse da criança. c) Comprimento - Estabelecer relações entre os diferentes objetos: tamanho, altura, largura, comprimento, espessura, etc. - Percebendo a necessidade da medida padrão (metro). d) Massa - Estabelecendo relações entre os objetos a partir de um ponto de referência, noções de leve e pesado (saquinho, lata, caixa.). - Percebendo a necessidade da medida padrão (grama). e) Capacidade - Estabelecendo relação entre os diferentes objetos partindo de um ponto de referência: cheio - (vazio) copos, garrafas, latas, sacos, (caixas). 3 - Geometria a) A criança e o espaço - Explorando localizações espaciais (dentro, fora, vizinhança, atrás, na frente, em cima, embaixo, à direita, esquerda, entre e no meio). - Identificando e nomeando formas geométricas encontradas na natureza e no seu meio ambiente e nos objetos constituídos pelo homem. - Classificando os sólidos geométricos. - Noções de distância e posições. - Semelhanças e diferenças. - Identificação de pontos de referência para situar- se e deslocar- se no espaço. - Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência. 4 - História - História do educando: cronologia, criação e satisfação de suas necessidades, origem das coisas que a criança necessita (quem faz, como faz, como que faz, para que faz). - História da família: origem, criação e satisfação das necessidades, origem das coisas que a família precisa. - Os homens do nosso tempo: história dos diferentes homens: os trabalhadores anônimos, e todas as classes que fazem nossa história, criação e satisfação das necessidades, origem das coisas que os homens precisam. - História da escola - Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras. -Reconhecimento de algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais. 5 - Geografia - Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana. - Elementos do meio ambiente (água, terra, ar, seres vivos). - O habitat do homem - Interferência do homem no meio ambiente - Observação da paisagem local (rios, vegetações, construções, florestas, campos, mar, montanhas, etc). - Meio urbano e meio rural 6- Ciências a) Noções de astronomia - Sol, fonte de luz e calor. - Movimento da terra (dia e noite, estações do ano). - Outros corpos celestes. - Como o homem se utiliza o conhecimento do universo para satisfazer suas necessidades. b) Transformação e integração da matéria e energia - Ecossistema (água, solo, atmosfera), como o homem pode utilizar a natureza para satisfazer suas necessidades. - Ecossistema e seres vivos (animais e vegetais). - Ecossistema e o homem, relação de interdependência. - Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira. - Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas. - Participação em diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento. - Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais. c) Saúde e melhoria da qualidade de vida - O sol e a saúde do homem. - Clima: vestuário, doenças, cuidados. - Higiene: corporal e dos alimentos. - Poluição e contaminação do ar, solo, vegetais e seus principais agentes. - Esquema corporal (identificação das partes do coro, nomeação das partes do corpo). - Percepção dos cuidados com o corpo, a prevenção de acidentes e a saúde de forma geral. - Nossa alimentação (tipos de vitaminas). - Diferença entre os sexos (masculino feminino). - Animais domésticos e selvagens 7 - Noções de ética - Adaptar, nas dia-a-dia atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações. - O respeito a todo ser humano independentemente de sua origem social, etnia, religião, sexo, opinião e cultura. - O respeito à privacidade como direito de cada pessoa. - Utilização das normas da escola como forma de lutar contra o preconceito. - A compreensão de lugar público como patrimônio de todos, cujo zelo é dever de todos. - O zelo pelo bom estado das dependências da escola. - Identificação de situações em que a solidariedade se faz necessária. 8 - Considerações Finais Salientamos que as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil reveste-se como um material significativo que deve servir de guia de reflexão de cunho educacional sobre os objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os que lidam com este aprendiz, assim como os Referenciais para Educação Infantil de Crianças com Necessidades Especiais.